Pres. FIB-RJ visita os companheiros da FIB-CE



Seguindo a sequência de visitas aos Núcleos Integralistas da Frente Integralista pelo Brasil, que já ocorreram nos Estados do Espírito Santo, São Paulo e Pernambuco, no dia 02/01/2011, na Praça Gustavo Barroso, S/N, Bairro Jacarecanga e, posteriormente, na residência do Presidente Estadual da FIB-CE, os companheiros Guinardo Garcia Sturdat Filho - Sec. Geral da FIB-CE, José Eduardo Moura Viana, e Francisco Cristiano Alves Gonçalves - Tesoureiro da FIB-CE, estiveram presentes na visita do companheiro Guilherme Jorge Figueira - Presidente Estadual da FIB-RJ/NIERJ à Seção Cearense da Frente Integralista Brasileira, conforme amplamente divulgada pelo Portal Nacional. Durante o encontro foi feita a leitura da Carta do Presidente Nacional da Frente Integralista Brasileira, Dr. Víctor Emanuel Vilela Barbuy, homenagem ao Companheiro Antônio dos Santos da Silva Junior, falecido recentemente e explanações sobre as atividades em conjunto; confecção de material; contribuições financeiras entre os Núcleos Integralistas e visitas aos veteranos da Acção Integralista Brasileira no interior do Estado. Abaixo a íntegra da carta escrita pelo Presidente Nacional da Frente Integralista Brasileira, Dr. Victor Emanuel Vilela Barbuy:


Prezados companheiros do Ceará!

Camisas e Blusas-Verdes da Revolução Integralista e das Legiões do Sigma de todas as regiões da Terra de Sol, imortalizada pelo grande Cearense, Brasileiro e Integralista Gustavo Barroso! Homens e mulheres do Sertão e da Pátria, filhos e filhas do "País do Ceará Grande" de que falava o também grande Cearense, Brasileiro e Integralista Gerardo Mello Mourão! Escutai nossas singelas palavras!

O Movimento do Sigma tem vivido um momento de rara expansão em todo o Brasil e, particularmente, no Nordeste, e o Ceará - a assinalada Província de José de Alencar e de Antônio Conselheiro, de Farias Brito e do Padre Cícero, de Gustavo Barroso e Gerardo Mello Mourão tem desempenhado um papel importantíssimo nesse processo. Estamos certos de que vós outros tendes a honra e o privilégio de viver os primeiros dias de um ciclo de expansão da Ideia Integral que somente se encerrará quando a Província dos "verdes mares bravios" do poema em prosa de Alencar se tornar mais verde do que nunca, mesmo na década de 1930, quando o Integralismo aí teve, como bem sabeis, uma tremenda força e um nível de penetração invejável em todos os segmentos da sociedade. Então o Sertão Cearense transformar-se-á em um mar bravio de Camisas e Blusas-Verdes. E o Ceará será um exemplo, um modelo para todo o Brasil Integral.

O Integralismo tem um dever a cumprir, como escola de Ética, Moral e Civismo destinada a engendrar, uma vez mais, uma verdadeira e autêntica elite nacional; como Atalaia e Sentinela do Brasil Profundo, Autêntico e Verdadeiro, ora ameaçado pelas forças do antiBrasil; como despertados das indômitas forças adormecidas no seio deste grande Império de Ontem e do Amanhã. E estamos certos de que vós outros, filhos e filhas do Ceará, desempenhareis com rigor e vigor o papel que vos cabe na missão, dura porém nobre, da Doutrina e do Movimento do Sigma.

Não podemos e não devemos, contudo, nos estender além do já nos estendemos. Encerramos, pois, com as palavras do Filósofo Cearense Raimundo de Farias Brito, precursor do Integralismo e arauto da restauração do Primado do Espírito, quando este prevê a nossa vinda:

"Ouve-se como que o ruído de uma música distante, a harmonia longínqua de um canto de guerra, como a anunciar a invasão de um exército salvador, em campo de batalha onde já começaram a fazer sentir os efeitos desastrosos da desolação e do terror, a previsão e a certeza da vitória do inimigo. Despertam energias ocultas que dormiram ignoradas no fundo da consciência".

Autor da Carta: Dr. Victor Emanuel Vilela Barbuy, Presidente Nacional da Frente Integralista Brasileira. São Paulo, 27 de dezembro de 2010.


Artigo do Boletim "Bandeira do Sigma", Ano II, Nº 18, de janeiro de 2011.


Postagem Anterior Próxima Postagem